5 tarefas de marketing para um restaurante vender melhor

1. Crie um produto único
Este será o seu diferencial na temporada e irá despertar a curiosidade do consumidor

O ser humano gosta de experiências novas, gosta do novo, do diferente. Isso faz as pessoas se sentirem mais vivas, principalmente quando a experiência envolve vários sentidos – paladar, olfato, visão, audição e tato.

Ir jantar em um restaurante é uma dessas experiências multissensoriais. Muitas vezes os potenciais clientes desejam conhecer um estabelecimento novo, com uma decoração arrojada, pratos diferentes e saborosos, mas acaba ficando inibido pela percepção do local ser muito caro ou não ser para o perfil dele.

Por isso é importante que você desenvolva uma categoria de produtos que são únicos e que sejam diferentes. A curiosidade por conhecer estes produtos deverá ser algo tão forte quanto o “medo” de conhecer o restaurante.

Quando o cliente conversar com alguém que foi experimentar o produto, vai ficar interessado, fazer perguntas sobre se foi bom, se o preço vale a pena, se o lugar é legal. Aos poucos ele vai aumentando o desejo de experimentar, principalmente se alguns amigos já experimentaram a novidade.

 

2 – Torne este produto acessível e seletivo simultaneamente.

Este novo produto será o convite de entrada para que o consumidor possa fazer o teste inicial no seu restaurante. A maioria das pessoas leva pelo menos um acompanhante para comer algo. Portanto o preço deve ser convidativo e ao mesmo tempo seletivo – é acessível mas não é para todos.

Na mente do consumidor ele cria a situação de consumo, imagina o quanto vai gastar, se o espaço irá proporcionar uma boa experiência, se o serviço será de qualidade, enfim, cria expectativas e avalia se são condizentes com o preço que irá pagar para.

Por isso, o produto isca deve ser acessível e seletivo simultaneamente – é bom, é uma oportunidade, não é para todos mas é para mim. Esta é a percepção que deve ficar na mente do consumidor após ser impactado pela comunicação.

 

3 – Selecione as mídias  para obter a melhor relação custo / ação
Melhor não significa apenas mais barato. É preciso encontrar o perfil de uma mídia que fale de forma diferenciada e impactante com o seu público-alvo para enviar a mensagem de forma única.

Escolha mídias de amplitude regional, contextualizadas e de alto impacto.

Para ações regionalizadas, placas de outdoor sempre deverão ser cogitadas como canal eficaz de comunicação.

Mapeie a rotina do seu público-alvo e escolha as placas baseando-se nestes passos do dia-a-dia.

Para ações regionalizadas, você sempre deverá lançar mão de ferramentas complementares como o Google Places e o Foursquare, onde a informação divulgada em outras mídias será complementada e melhor detalhada, com a vantagem de poder ser totalmente mensurada em número de acessos, comentários, indicações positivas ou negativas e até mesmo cadastros de usuários.

Por isso a melhor relação custo / ação será obtida quando se envolve uma mídia de amplo alcance com a internet, onde se mede as ações individualmente e produzindo informação detalhada sobre metas e resultados, além do faturamento.

 

 

4 – Comunicação limpa e objetiva e chamando para ação

Tenha em mente que o consumidor terá 3 segundos para ler a placa de outdoor quando não estiver parado em um semáforo.

Por isso a arte deverá ser de alto impacto visual e fazer o consumidor entender o que você está vendendo, se é para ele, quando, onde e como ele compra.

No segmento de alimentação, a foto faz 80% do trabalho. O resto é texto. Por isso tenha em mente que você terá que fazer a produção de alguns testes do prato ou produto que deseja fotografar, e que de preferência seja no seu estabelecimento. Isso será de vital importância no impacto final sobre as vendas.

Depois da foto, o preço é a segunda informação mais importante. Pense no preço ideal para mostrar que é acessível mas não é para todos, assim você irá conseguir segmentar. Preço é um das melhores ferramentas de segmentação de marketing.

Portanto a imagem do outdoor irá mostrar que é algo de qualidade, algo bom e diferenciado. Vai criar uma percepção que irá começar a segmentar o extrato do público que você deseja.

O preço irá mostrar é uma boa oportunidade de experimentar algo novo para que no futuro, em novas ocasiões especiais o cliente conheça um excelente local para jantar novamente.

Assim, em 3 segundos, você deu o primeiro passo para gerar uma percepção adequada para impactar as vendas do seu negócio.

 

5 – Tenha o melhor atendimento do mundo

Muito bem. Nós conseguimos levar clientes para o restaurante. Tenha cuidado para que você não tenha subdimensionado sua capacidade de atendimento, pois agora é hora de você promover a melhor experiência dos últimos tempos para seus novos clientes.

Fazê-los esperar demasiadamente. Não ter o produto anunciado em estoque. Ter poucos garçons atendendo. Estes são pontos cruciais e que irão determinar se estes clientes voltarão mais vezes ou não. Pontos que na maioria das ações promovidas pelos clubes de compra coletiva geram experiências desastrosas – filas gigantes, esperas intermináveis, falta de ingredientes dos pratos divulgados e clientes que só irão voltar em outra ação igual.

Simplesmente você terá que oferecer um atendimento impecável. Assim você estará fidelizando os clientes que foram experimentar seu estabelecimento.

9 Comentários “5 tarefas de marketing para um restaurante vender melhor”

  1. Olá Roberta,
    que bom que gostou do artigo. Além das recomendações que estão nele, sugiro cadastrar sempre o e-mail dos clientes em troca de um voucher promocional.
    Assim, sempre que for comunicar uma nova promoção, pode usar o e-mail dos clientes, sempre respeitando a privacidade dos mesmos, que deverão autorizar o recebimento de promoções por email.

  2. roberta disse:

    adorei o artigo !
    faço consultoria a um restaurante em belém do para você teria alguma dica de marketing de curto prazo para eu ultilizar nela sem custo a empresa?

  3. Agência Foods disse:

    Dá uma olhada nesse link, acho que pode ajudar! É um e-book com dicas para restaurantes. Bem legal e útil. .

  4. Pedro M disse:

    Ótimo texto Kobal. Gostaria de saber sobre seus serviços de consultoria. Favor entrar em contato por email

  5. Betinha Assis disse:

    Kobal muito show essa sua dica. Parabéns

  6. Obrigado Letícia,
    espero que seja útil para o seu dia-a-dia. Se tiver alguma sugestão para que eu escreva um novo artigo fique à vontade.

    Dia 19/10, vou estar na Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas / SP com uma palestra debate sobre Negócios na Internet, onde será apresentado tudo o que você precisa saber para começar um negócio na internet

  7. leticia silva disse:

    CURTI MUITO!
    #VCS ARASA,

  8. Josi Castanha disse:

    Muito boa a dica! Parabéns.

Deixe um comentário