Como começar a usar as mídias sociais para aumentar o faturamento do seu restaurante

Uma das principais dúvidas que eu recebo quase que diariamente de pessoas que possuem ou trabalham em redes de restaurantes é como usar as mídias sociais para aumentar as vendas.

Está cada vez mais claro que Facebook e Instagram estão ganhando cada vez mais espaço,  juntamente de programas de fidelidade em aplicativos para celulares ( Apps),  além do Foursquare e Trip Advisor. Eeste último,  ganhando cada vez mais adeptos pelo fato de estar integrado com a plataforma Multiplus, gerando pontos para quem participa e que podem ser convertidos em milhas de companhias aéreas.

Organizei 3 perfis, onde eu mostro o que se precisa avaliar na hora de realizar este tipo de investimento. Confira:

 

#1 – NÃO USAMOS A INTERNET PARA NADA E QUEREMOS COMEÇAR A USAR

O principal a se pensar é que hoje as mídias sociais são um canal de atendimento. Pessoas que são clientes ou não, irão entrar em contato através das suas mídias sociais e você deverá responder isso.

Para quem não possui esta tarefa como parte da rotina da empresa, deverá tomar cuidado ao ingressar no facebook com uma FAN PAGE.

Não basta ter a página no face, precisa além de mantê-la atualizada com conteúdo que ajuda as pessoas a decidirem se querem frequentar seu estabelecimento ou não,  ter uma rotina de respostas e atendimento para os usuários que buscarem informações e contato.

O ideal é ter uma pessoa que crie uma rotina diária para gerenciar, no início do dia e no final do dia, possíveis interações de usuários além de publicar algo que seja relevante, como uma sugestão de item de cardápio para consumo.

Pode-se estabelecer 30 minutos no início da manhã + 30 minutos no final do dia.

IMPORTANTE:  Evite ingressar em muitas mídias sociais ao mesmo tempo. Comece com o Facebook e depois vá incorporando outras na medida que perceber que já domina a rotina. Do contrário, você irá abrir canais que ficarão “largados” e isso causa uma má impressão para os usuários.

CADASTRO DE EMAILS

Aqui fica uma dica fundamental: tenha um formulário de cadastro para capturar o email das pessoas que desejarem receber informações e dicas que você irá produzir. Mas lembre-se de evitar enviar apenas promoções. Envie sugestões e dicas que ajudem os usuários a resolverem problemas do cotidiano relacionados com o que você faz.

 

FIDELIDADE

Faça de tudo para identificar quem são seus clientes e do que mais gostam no seu restaurante. Descubra porque eles escolhem o seu estabelecimento e não os concorrentes e reconheça quem mais frequenta, através de cartões fidelidade ou programa de pontuações e recompensas. Há várias formas de fazer isso, com muita ou com pouca tecnologia.

 

O QUE VOCÊ PRECISA TER:

  • 1 pessoa com 1 hora por dia dedicada para mídias sociais, de preferência um funcionário não terceirizado
  • Treinamento para avaliar questões relacionadas com problemas e reclamações
  • Autonomia para responder dúvidas simples
  • Produção de FAQ – Perguntas e Respostas Frequentes
  • Fan Page criada e integrada com sistema de cadastro
  • Planejamento de temas para publicar conteúdo
  • Interação com comentários em mídias sociais e site onde o estabelecimento seja citado como Foursquare e Trip Advisor.

 

#2 – TEMOS UM SITE MUITO DESATUALIZADO E QUEREMOS ATUALIZÁ-LO E COMEÇAR A USAR MÍDIAS SOCIAIS

Seguindo as orientações anteriores no item 1, chegou a hora de você organizar a “sua casa virtual” para receber os seus convidados.

Organize seu site para mostrar o que você oferece de forma que seja possível aos usuários escolherem  o que querem e como querem.  Fuja das páginas únicas com todo o seu cardápio e construa um site com itens de cardápio interligados e classificados não apenas pelas categorias de alimentos, mas também por momentos de consumo, por benefícios nutricionais  e por outras formas que sejam classificações importantes para a escolha dos diferentes perfis de público que você pode ter.

 

CADASTRO

Faça de tudo para que o tráfego do seu site e das suas mídias sociais se cadastre na sua newsletter,  deixando pistas de suas preferências. Desta forma você poderá organizar o conteúdo melhor.

 

INTEGRAÇÃO COM NEWSLETTER

Tenha um site integrado com uma ferramenta de envio de e-mails de forma que quando você atualizar determinado conteúdo, o site envie esta informação para toda a base cadastrada que pediu para receber este tipo de informação. Tudo de forma automática.

Você atualiza o site 1 vez e o sistema envia para a base cadastrada e a mídia social.

 

FIDELIDADE

Nunca se esqueça de reconhecer e presentear quem mais frequenta seu estabelecimento. O depoimento e a indicação deles em qualquer lugar faz a diferença para o seu negócio.

 

NO QUE VOCÊ PRECISA INVESTIR:

Primeiro, certifique-se de que seu site seja fácil de atualizar e que esteja integrado com o seu sistema de disparo de e-mails. Você deverá investir neste tipo de tecnologia.

Também é interessante ter um investimento misto entre terceirizar a atualização de mídias sociais e site e ter uma pessoa interna responsável por isso. Terceirize a parte que envolve mais design e uma parte mais promocional das publicações. Não deixe de lado o conteúdo focado em ajudar os usuários. A medida ideal é para cada 10, 1 seja promocional e 9 com foco em ajudar.

  • 1 pessoa com cerca de 30 minutos diários para atualizar o cardápio do dia para ser enviado pelo site para a base cadastrada. Pode deixar o envio agendado.
  • 1 pessoa com 1 hora por dia dedicada para mídias sociais, de preferência um funcionário e não terceirizado
  • Treinamento para avaliar questões relacionadas com problemas e reclamações
  • Autonomia para responder dúvidas simples
  • Produção de FAQ – Perguntas e Respostas Frequentes
  • Fan Page criada e integrada com sistema de cadastro + Instagram + Foursquare + Youtube
  • Planejamento de temas para publicar conteúdo
  • Interação com comentários em mídias sociais e site onde o estabelecimento seja citado como Foursquare e Trip Advisor.
  • Seu mailling deve estar crescendo e o investimento em automatizar segmentações e mensagens começa a ter mais impacto.

 

#3 – JÁ TEMOS SITE E MÍDIAS SOCIAIS MAS NÃO GERAMOS RESULTADOS COM ISSO

Você já mexeu no site, integrou com newsletter e mídias sociais e usa estes canais com frequência. Mas, parece que os resultados estão demorando um pouco mais para acontecer.

É hora de fazer uma análise mais detalhada sobre a operação das suas lojas, entender melhor o perfil de cada uma delas, qual é o público que frequenta e porque frequenta.

Você já criou uma rotina na empresa e o uso de mídias sociais e atualização do site as ações realizadas nestes canais já são mensuradas mais facilmente.

Então agora, quando você realiza ações inovadoras e de fácil implementação, torna-se mais simples e imediato verificar  impacto nos resultados na boca do caixa.

NO QUE VOCÊ PRECISA INVESTIR:

Agora o segredo para crescer volumes é automação, pois irá jogar seus custos lá para baixo através de ferramentas e softwares que somariam custos próximos ao de um funcionário, rendendo dezenas de vezes mais em tempo quase imediato.

Já começa a fazer sentido investimento em ferramentas de fidelização e até mesmo parcerias com programas de pontuação mais famosos.

A dependência de ações de marketing do shopping para gerar aumento de faturamento começa a diminuir.

  • 1 pessoa com cerca de 30 minutos diários para atualizar o cardápio do dia para ser enviado pelo site para a base cadastrada. Pode deixar o envio agendado.
  • 1 pessoa com 1 hora por dia dedicada para mídias sociais, de preferência um funcionário e não terceirizado
  • Treinamento para avaliar questões relacionadas com problemas e reclamações
  • Autonomia para responder dúvidas simples
  • Produção de FAQ – Perguntas e Respostas Frequentes
  • Fan Page criada e integrada com sistema de cadastro + Instagram + Foursquare + Youtube
  • Planejamento de temas para publicar conteúdo
  • Interação com comentários em mídias sociais e site onde o estabelecimento seja citado como Foursquare e Trip Advisor.
  • O mailling já atingiu um volume onde você consegue planejar possível faturamento com cada ação de email marketing promocional

CONCLUSÃO

Não importa o seu tamanho, é preciso começar a estabelecer um contato direto como seu cliente e a forma mais eficaz, simples e barata é a internet. Há diversas ferramentas para isso, mas antes de tudo é preciso criar esta cultura na sua empresa. Investir somente em ferramentas e deixar o treinamento de lado e não considerar o tempo que será dedicado para a equipe fazer isso é um grave erro e poderá impactar negativamente os resultados.

 

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