Foursquare, uma revolução no varejo e marketing promocional

FOURSQUARE – AFINAL, O QUE É ISSO ?

Muito se fala de advergames e as possibilidades de interação com seus usuários. Também é muito crescente a importância de aplicativos mobile, como os Apps para iPhone, Android e outros, que cada vez mais impacta a vida dos usuários. Nos EUA, os smartphones já estão em cerca de 50% das mãos dos usuários de celular. Aqui no Brasil, este número é bem mais modesto, porém crescente. Os 10% de usuários brasileiros de celular que já desfrutam das possibilidades e facilidades dos smartphones e acesso a internet 3G são mais que uma tendência, são a quebra de paradigmas do comportamento de consumo no varejo.

Para ter uma noção do potencial do Foursquare, algumas cidades no mundo decretaram feriado no dia do Foursquare, 16 de abril, entre elas Nova York, onde neste dia as pessoas são incentivadas a conhecer diferentes lugares, fazer check-in com o aplicativo e deixar dicas, fotos e ganhar ofertas especiais.

COMO FUNCIONA O FOURSQUARE?


O Foursquare, que ainda não tem versão em português, nada mais é do que um jogo onde você soma pontos por ter visitado um estabelecimento ou empresa. Quanto mais você faz  check-in num determinado lugar, maior é a possibilidade de você se tornar o prefeito ( mayor ) do local, ou seja, na teoria você seria a pessoa, atualmente, que teria maior autoridade para falar sobre o local, dar dicas sobre o que é oferecido ( tips ).

O jogo começa a ficar mais interessante quando você adiciona seus amigos e começa a seguí-los, como no Twitter , e toda vez que algum dos seus amigos fizer check-in você fica sabendo onde ele está no momento. Um ranking é montado com os TOP20 entre seus amigos e você começa a competir para ver quem marca mais pontos nos últimos 7 dias. É um jogo de competição.

 

BADGES NO FOURSQUARE


Conforme você realiza uma quantidade específica de check-ins, em determinados estabelecimentos ou em determinado tempo, badges vão sendo desbloqueadas para você. É muito semelhante aos botons de escoteiros, que se referem a determinadas habilidades.  As badges na realidade determinam o seu perfil de usuário, gostos e hábitos.  A curiosidade e a vontade de desbloquear cada vez mais badges também incentiva o conhecimento de novos lugares para dar check-in, dicas, conquistar pontos e ranquear melhor entre os amigos.

Não há um número definido de badges e algumas empresas como a Starbucks criaram suas próprias badges para incentivar os clientes da sua rede a dar check-ins e com certeza, quem tiver desbloqueado esta badge intitulada “barista” com um check-in em 5 lojas Starbucks poderá ganhar cupons mobile que valem café grátis, ou convites para eventos especiais. Para uma empresa criar uma badge é preciso pagar para o Foursquare.

Quando você ganha o título de mayor de um estabelecimento, poderá perdê-lo se não continuar visitando o local com frequência maior de que outros usuários.  Cerca de 50% dos usuários que perderam seus títulos de mayor disseram que voltariam a frequentar o local mais vezes para obter novamente o título.

O USUÁRIO CADASTRA SUA EMPRESA NO FOURSQUARE


Quem cadastra os estabelecimentos não são as empresas, são os usuários. As empresas não devem tentar controlar isso, pois a credibilidade do jogo está neste processo. O que a empresa deverá fazer é se cadastrar como usuário do Foursquare, encontrar seu estabelecimento e reclamar sua posse, para que consiga editar a descrição, endereço e ativar as specials, que são ofertas especiais oferecidas para quem faz o check-in na loja e que aparecem para quem está próximo ao estabelecimento.

O Foursquare é de graça e os check-ins podem ser compartilhados no Twitter e no Facebook, para que todos os seus amigos e seguidores saibam.

TODOS OS ESTABELECIMENTOS TEM A MESMA EXPOSIÇÃO GRATUITAMENTE
As possibilidades são enormes para criar ações que gerem buzz marketing na rede e deixem mega empresas e micro empresas de igual para igual em termos de exposição sem pagar nada pela divulgação. Isso porque os estabelecimentos que aparecem na tela do celular do usuário estão dentro de um raio de 3 a 10km de onde o usuário esta no momento. Logo, somente os estabelecimentos que estão cadastrados aparecem.

Atualmente o Foursquare não possui todas as empresas cadastradas. Assim, quem se cadastrar vai aparecer como uma sugestão na tela do smartphone do usuário.  Se sua loja não estiver cadastrada, está perdendo um excelente canal de interação com um potencial cliente no momento que ele está querendo  interagir.

MARKETING PROMOCIONAL SEM BUROCRACIA PARA QUALQUER LOJA REALIZAR

Uma das coisas mais legais para o varejista são as specials. O cliente não precisa fazer nada além de dar um check-in e mostrar a tela para o gerente do atendimento ou funcionário para ganhar a promoção. É claro que o funcionário precisará ter um treinamento para saber o que é o Foursquare, como é utilizado em um smartphone, o que é check-in, o que é mayor. Precisa saber que há uma promoção special ativa, quais são as regras.

No Brasil, a ação mais famosa foi a criada pela rede de alimentação Spoleto, onde toda sexta-feira, se o mayor da semana fizer um check-in em uma das lojas Spoleto participantes ele ganha uma refeição gratuita. A rede divulga esta ação no site e nas lojas participantes. Esta ação não tem custo em relação ao Foursquare. O que a rede precisou realizar foi reclamar a propriedade do local e depois cadastrar todos os endereços das lojas participantes.

INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL SOBRE SEUS CLIENTES
Depois que você reclamou a posse de um estabelecimento e o Foursquare entregou a edição do mesmo, você conseguirá ter acesso a todas as estatísticas sobre as pessoas que visitaram sua loja e deram check-in. Quantos foram homens, quantas mulheres, quando e quantas vezes fizeram check-in e principalmente o que eles comentaram, do que mais gostaram e do que reclamaram, se divulgaram no Twitter, Facebook, qual é a faixa etária deles. Isso é muito interessante pois o estabelecimento não precisará realizar nenhum investimento em sistema, nenhum tipo de formulário chato que o cliente tem que preencher. Basta olhar o sistema do aplicativo para saber quem é quem, do que gostam mais, o que recomendam e quais são os problemas que enfrentaram. Você pode interagir com todos, respondendo inclusive as críticas.

O FOURSQUARE VEIO PARA FICAR
O Foursquare ainda tem poucos usuários, cerca de 8 milhões no mundo, mas está crescendo rápido. Eu acredito que veio para ficar assim como YouTube, Twitter, Flickr, Linkedin, Facebook, pois os smartphones estão crescendo, as operadoras de telefonia destacam cada vez mais estes serviços e as novas gerações valorizam muito este tipo de aplicativo. Basta pensar que uma das principais cidades do mundo, Nova York criou um feriado baseado no Foursquare Day para incentivar o uso do aplicativo. Portanto, está mais do que na hora da sua empresa aproveitar o fato de que poucas empresas no Brasil estão fazendo ações deste tipo e começar a usar para fidelizar clientes.

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Um comentário para “Foursquare, uma revolução no varejo e marketing promocional”

  1. Alessandro disse:

    Gostei muito do post, espero mais novidades a respeito do FS.
    att
    Alessandro.

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