Novo site multiplica por 10 vezes volume de acessos

Lançado há menos de 30 dias, novo site do Pequeninos do Senhor já tem mais de 7.200 visitas
em 27/01/10 contra média mensal de 690 do antigo site

Pequeninos-marketing-digital-kobal-1


Feito de forma completamente
integrada com diversas mídias
sociais, o novo site do Projeto
Pequeninos do Senhor aprenta
um volume de visitas animador
num período do ano considerado
de baixo volume de acessos por
ser época de festas e férias.

Feito de forma completamente
integrada com diversas
mídias
sociais
, o novo site do Projeto
Pequeninos do Senhor apresenta
um volume de visitas animador
num período do ano considerado
de baixo volume de acessos por
ser época de festas e férias
.







CLIENTE

O Projeto Pequeninos do Senhor é uma organização filantrópica que tem como objetivo a acolhida de crianças entre 03 e 07 anos nas missas dominicais da Igreja Católica. O projeto que está ativo há mais de 15 anos e além de extremamente organizado em comparação a demais projetos, está implantado em 4 estados brasileiros além do Japão.


OBJETIVO
De início, a equipe do projeto queria que o site estivesse nas primeiras páginas do Google usando técnicas de otimização de sites e marketing digital. Porém são inúmeras variáveis que contribuem para isso, principalmente a constante publicação de contéudo relevante para o público-alvo, formado por catequistas, voluntários, pais e crianças que pretendem frequentar as missas. Com o site em destaque na internet, aumentaria o cadastro de paróquias interessadas no projeto e consequentemente o número de paróquias com o projeto implantado.

… a equipe do projeto queria que o site estivesse nas primeiras páginas do Google. Porém são inúmeras variáveis que contribuem para isso, …
DESAFIO
O projeto Pequeninos do Senhor trabalha somente com 12 coordenadoras que não recebem nenhum tipo de remuneração. É um trabalho de doação de tempo e parte da vida de cada uma. O primeiro  desafio identificado foi o fato da disponibilidade de tempo das coordenadoras nem sempre  suprir a demanda das diversas atividades que o projeto necessita.

Além disso, nossa consultoria identificou outra barreira na quase totalidade dos voluntários do projeto não possuir conhecimento técnico de gestão, administração, tecnologia  ou marketing. Se o projeto se “profissionalizasse” demais, ou seja,se exigisse um comprometimento de tempo mais preciso e constante das coordenadoras, aliado a uma descrição objetiva de responsabilidades, estes poderiam se desmotivar com mudanças bruscas na forma de se trabalhar, o que atrapalharia bastante.  Ao mesmo tempo havia diferentes interpretações sobre qual era a missão do projeto e as principais metas a serem realizadas. Não havia prazos definidos nem indicadores  de sucesso.


SOLUÇÃO: COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE

Para entender como a equipe havia concluído que o posicionamento do site nas primeiras páginas do Google traria grande impacto positivo ao projeto,  fizemos uma série de reuniões em busca de um alimento de conceitos, paradigmas, processos e responsabilidades. Por fim, através de várias dinâmicas de grupo chegamos a uma solução desenhada em conjunto:

- Era preciso um novo site que pudesse integrar o que o Projeto Pequeninos do Senhor tem de melhor, que é a acolhida de crianças na missa e o conteúdo preparado especialmente para elas.

- Para tanto, temos o desafio de preparar voluntários para que o desenvolvimento do conteúdo não fique concentrado com um único voluntário.

- A  melhor forma de divulgar o projeto é implantá-lo em mais paróquias onde torne-se exemplo a ser seguido para quem ainda não teve contato com o Pequeninos do Senhor.

Definimos as 3 principais metas e como seriam avalidas, além de quais seriam os principais problemas que seriam enfrentados para atingí-las. Deixamos espaço para que novas idéias  pudessem ser desenvolvidas quebrando atuais paradigmas e desenvolvendo soluções criativas e inovadoras.


SOLUÇÃO: PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE

GESTÃO DO TEMPO
Agora, de forma clara, objetiva e sinérgica sabíamos quais eram as principais atividades a serem realizadas e era possível atribuir responsabilidades aos voluntários de forma que pudessem dimensionar quanto do seu tempo isso poderia consumir. Todas as ferramentas integradas ao site possibilitam um aproveitamento melhor do tempo de produção e atualização de conteúdos, permitindo inclusive o agendamento de publicações para datas futuras, permitindo um melhor planejamento da escala de trabalho.

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Entre estas tarefas, o lançamento do site era fundamental pois o custo benefício de poder divulgar o projeto estando entre as primeiras posições dos mecanismos de busca da internet era fantástico. Mas, para tanto foi necessário preparar a estrutura de contéudo que seria desenvolvido para alimentar periodicamente o site, além de determinar quem seriam as pessoas responsáveis pelo produção e publicação do conteúdo no site e nas demais mídias sociais customizadas para o Pequeninos do Senhor.

case pequeninos wp


PERSONAGENS

Para criar um vínculo com as crianças, foram desenvolvidos personagens que deram vida para cada rosto representado no logotipo já existente. A estratégia foi desenvolver crianças que aparentassem a idade em torno de 7 anos, pois as crianças de idades menores, conforme vários estudos psicopedagógicos buscam crianças mais velhas como referência. Cada personagem possui personalidade e comportamento próprios e terá uma página com seu perfil dentro do site na segunda fase do projeto.

case pequeninos ilustracao

OTIMIZAÇÃO DE SITES (SEO)

Além disso foi realizado um estudo detalhado das palavras-chave mais utilizadas pelos usuários nas buscas para conteúdos relacionados com o projeto. Estes termos foram aplicados respeitando inúmeros requisitos necessários para que o site esteja bem posicionado nos mecanismos de busca como o Google.

case pequeninos google


INDICADORES DE RESULTADO
Todo o site está integrado com ferramentas de monitoramento digital, tais como Google Analytics e diversos plugins que permitem realizar ajustes refinados em diretrizes de produção de conteúdo, o que é fundamental para sempre garantir um conteúdo mais relevante para os usuários além de melhorar a taxa de rejeição média do site. Os primeiros resultados são animadores, pois o volume médio de visitas que era de 616 por mês, já atingiu mais de 7.200 visitas em menos de 30 dias. Para as principais palavras-chave trabalhadas já estamos presentes na primeira e segunda páginas do Google. Este é apenas o primeiro passo.

wp stats


MÍDIAS SOCIAIS
De maneira estratégica, cada contéudo multimídia foi direcionado para a melhor solução em mídia social de forma que pudesse estar integrada com o site, que se tornou um grande portal de conteúdo sobre o projeto Pequeninos do Senhor.  Ainda em implantação, o mapeamento de cada projeto de forma individual irá garantir uma grande relevância por permitir que o usuário trace uma rota do local onde se encontra até o local onde poderá ter contato com uma acolhida nos moldes do Pequeninos do Senhor na paróquia que for de seu interesse.

case pequeninos tw

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE CASE?
Clique aqui para deixar o seu comentário

Rogério Kobal, consultor de Marketing Digital

facebooktwitterlinkedin

Eu sou Rogério Kobal, consultor de Marketing Digital e Venda Digital. Eu vendo o que você faz usando marketing digital. Ajudo profissionais liberais e pequenas empresas a crescer determinando objetivos, mensurando o desempenho de cada ação de marketing e comunicação e criando ações inovadoras através do marketing, venda digital, palestras e treinamentos.


3 Comentários “Novo site multiplica por 10 vezes volume de acessos”

  1. Aluizio de Oliveira disse:

    Querida Rachel

    Que belo trabalho e sucesso você está alcançando. Tenho orgulho de visitar o seu site e, além disso, o AVF e FB. Parabéns!

  2. Rogério disse:

    É com muito prazer que constatamos que atualmente, no primeiro trimestre de 2011 o site do Pequeninos do Senhor atingiu média de 30.000 page views com aproximadamente 10.000 visitantes únicos por mês.

    Parabéns Rachel e toda equipe do Pequeninos do Senhor.

  3. Caro Kobal,
    Ter você conosco neste momento, tenho certeza que foi a mão de Deus que te trouxe até nós, através do Wagner Bastos, está sendo muito importante.

    O site tem trazido para nós muitas alegrias e o fato de interagir com as pessoas é muito interessante e agradável.
    Já tivemos respostas positivas à publicação do novo site, em que pessoas de lugares muito distantes, neste imenso Brasil, descobriram e já aderiram ao acolhimento das crianças na missa através do Projeto Pequeninos do Senhor.

    Seu trabalho é envolvente e sua capacidade é visível aos olhos, além de sua impressionante capacidade de liderar e criar.

    Parabéns pelo trabalho.

    Tudo o que vc escreveu acima é a pura verdade.
    Obrigada pelo apoio e carinho com esta equipe de mulheres totalmente leigas que você conseguiu cativar e estimular para esta nova etapa do Projeto.

    Deus te abençoe!
    Abraço fraterno
    Rachel Abdalla

Deixe um comentário